Bus Ride Notes
Site

Bandcamp

Você provavelmente já ouviu falar do Bandcamp. É um site de stream de música e acho que o mais decente de todos eles, pois cerca de 75% do valor das vendas vai diretamente pras bandas.

Spotify e outros pagam literalmente centavos por mil streams, é impossível ganhar dinheiro neles sem ser uma banda muito famosa. Não sei como funciona o Soundcloud, se é que ele paga alguma coisa.

Pois bem, eu tava conversando com um pessoal sobre merch de banda (o único meio em que as bandas ganham dinheiro): alguns não gostam de comprar camiseta, outros de comprar CDs, mas certeza que todo mundo baixa música ou faz stream.
Então, e se em vez de pagar quinze reais pro Spotify no mês, você pagar um dólar por um disco no Bandcamp?
Se você pensar que um dólar tá quatro reais, se uma dúzia de pessoas comprar já dá uma graninha pra banda sacar do site.

Você precisa de um cartão de crédito internacional pra usar o Bandcamp, mas hoje muita gente tem Nubank, Digio, etc e todos esses cartões são internacionais.
Já que você vai gastar dinheiro, essa é uma opção bem melhor do que pagar pro Spotify.
Eu não tô julgando quem usa streams, eu uso, mas se você se preocupa em apoiar financeiramente as bandas, você precisa saber como as ferramentas pra isso funcionam.

Se a banda habilitar “pague o quanto quiser”, as pessoas podem comprar sem um preço mínimo (as vezes a pessoa só pode pagar um dólar mesmo).
Fora o fato de que se muita gente do Brasil começar a usar e pedir pro site adicionar a opção de real (eles tem opções de outras moedas) talvez isso aconteça e fica mais fácil pra todo mundo. Inclusive, as bandas vão poder usar a ferramenta de loja virtual que o Bandcamp tem.

O site também funciona como rede social, você segue outras pessoas, vê o que elas compraram e quando alguém compra algo porque viu no seu perfil eles te mandam um email avisando (um “toca aqui!” virtual, como eles dizem).

Fiz esse texto pra compartilhar uma ferramenta que é boa pra todos, espero que vocês gostem desse site tanto quanto eu.