Bus Ride Notes
Resenhas

Sapataria lança seu primeiro video clipe!

Clipe foi lançado celebrando um ano do EP da banda

Expulsão do banheiro feminino é tema da música M.S.B (Movimento das Sem Banheiro) 

Foto: Marina Ciccone

“Após um ano de estrada com o EP homônimo, a banda paulistana de punk/hardcore Sapataria lança nesta Sexta-Feira (13) seu primeiro videoclipe com a música M.S.B. (Movimento das Sem Banheiro). A letra relata em primeira pessoa a situação de quando as integrantes foram expulsas de um banheiro feminino por serem confundidas com homens. No clipe, elas ironizam esse fato e mandam uma mensagem ácida: “Se não nos querem no banheiro, então vamos levar ele conosco”.

Gravado no centro de São Paulo, as integrantes andam com uma privada de rodinhas pelo Minhocão, praça Roosevelt e outros pontos icônicos da cidade, sob os olhares curiosos e chocados dos transeuntes. A pé ou de skate, Zu Medeiros (vocal), Marina Garcia (guitarra), Dan Cox (baixo) e Isa Miranda (bateria), fazem questão de mostrar nas ruas que o banheiro é lugar para elas também, tocando em meio a paisagem urbana com a privada como amplificador ou banco da bateria. “Curiosamente, os olhares que as pessoas fizeram pra gente andando com a privada é o mesmo que recebemos toda vez que entramos em um banheiro feminino”, aponta Zu.

Diretora do vídeo e guitarrista da banda, Marina Garcia propôs um desafio: gravar o clipe com uma equipe 100% feminina. “M.S.B. foi a primeira música que eu escrevi na vida, o primeiro clipe que eu dirigi, além de ser o primeiro lançado pela Sapataria. Não tínhamos muitos recursos, só um sonho. E ele só saiu do papel graças às mulheres incríveis que acreditaram conosco e nos ajudaram a tornar esse desafio possível”, conta.”

Sapatas de todo mundo, uni-vos!

Eu particularmente pago um pau para Sapataria! A banda nunca decepciona no quesito qualidade e com seu primeiro vídeo não foi diferente. Sendo uma mulher que cresceu em meio a questionamentos sobre minha orientação sexual, me identifico e aprecio de coração o trampo dessas minas e o significado dessa música.

O vídeo super bem produzido, mas com aquela pegada independente é agradável de assistir. Som acelerado e batida animadíssima, M.S.B. tem o tipo de letra que gruda na cabeça e sem perceber estou aqui cantando que não vou me adaptar, não vou me esconder! Não vou… Com um vídeo de primeira linha no melhor estilo “punk rock skatista” Sapataria segue como um forte exemplo do que a cena tem de melhor para oferecer. Consumir esse vídeo será de lei em todos os rolês lésbicos, e tenho dito!

Com isso, devo dizer que foi um prazer imenso ter tido o privilégio de prestigiar o lançamento do primeiro vídeo clipe dessa grande promessa do punk nacional.

Elenco: 
Marina Garcia (guitarra)
Zu Medeiros (vocalista)
Isa Miranda (baterista)
Dan Cox (baixista)

Equipe técnica:
Marina Garcia – Direção, Fotografia, Roteiro, Edição
Luíza Fazio – Roteiro e produção executiva
Bruna Caratti – Coordenadora de produção
Nathalia Bancalero – Produção 
Marcella Uehara – Produção 
Iolanda Depizzol – Operadora de câmera 
Paula Torres – Maquiagem 
Beatriz Garcia – Produção de objetos 
Marina Ciccone – Fotos still 
Amanda Cox – Segurança 
Caroline Rocha – Segurança  
Soraya Bussiki – Agradecimentos