Bus Ride Notes
Eventos / Resenhas

Punk pelo Espaço do Saber

O evento rolou Sábado dia 25/05 no Ação educativa. Com shows de punk e hardcore gratuitos, pedindo apenas doações voluntárias. O rolê foi criado para arrecadação de brinquedos para o Espaço do Saber e organizado pelas minas da Gulabi.

O Espaço do Saber é uma biblioteca comunitária que resiste na periferia de Suzano oferecendo conhecimento, leitura, atividades culturais e de lazer para as crianças e jovens da comunidade.


Agressividade, potência e muita liberdade: O som, as bandas e as personalidades 

WEIRDUO

Duo hardcore baixo e bateria de São Paulo

Foi a primeira banda a se apresentar, é formada por “Pedro & Jivago, a dupla sertaneja”. Abriu seu show com um cover de Bella Ciau versão hardcore de satan abençoado. Chegou ditando o ritmo para os próximos shows com gritos rasgados e um som raivoso e angustiado. A energia tomou conta naquele momento e foi impossível (para mim) não balançar meu cabelo com o peso da bateria. O som foi dinâmico e com letras que jogam sal nas feridas que dizem respeito a verdades recorrentes desde doenças mentais às desigualdades nossas de cada dia.

ALTO NÍVEL DE INSANIDADE

Banda da cena hardcore de São Bernardo do Campo. É formada por Nayra nos vocais, F. Nicholas na guitarra, Bollaxa no baixo e Marco na bateria

A segunda banda a prestigiar a noite chegou quebrando tudo com uma agressividade que fez o chão tremer! As músicas tocadas falaram principalmente sobre as dificuldades e força das mães.As mãe merece!” (Nayara durante o show). Além de política, sociedade, conflitos psicológicos, dentre tantas outras coisas. O som tem o tipo de peso agressivo que contagia a platéia com a autenticidade das músicas. Confesso que essa foi minha grande descoberta da noite e estou esperando eles produzirem uma camiseta super extra grande para adquirir a minha.

GULABI

A banda punk feminista antifascista tira inspiração das mulheres da Gulabi Gang. É formada por cinco minas, foi a terceira a se apresentar e trouxeram fans jovens que só acrescentam à cena!

Se existe algo mais foda do que meninas podendo se expressar através do punk rock, seja berrando ou dançando livremente sem NINGUÉM as incomodando, eu ainda não conheço. O show da Gulabi foi um dos pontos altos no evento não só pelo som, mas também pelos fans que se jogaram na pista e deram show de liberdade de movimento e expressão. As letras pedem intervenção alienígena (quero), falam sobre questões políticas e diz respeito a como nós, como mulheres, também podemos e DEVEMOS sair para curtir o role, sim! Cheio de impacto, rápido e divertido, são minas livres dando um tapa na cara da sociedade e compartilhando ideais feministas de superação, livres dos preconceitos e imposições da sociedade e da cena masculina. 

QUESTIONS

Banda de hardcore brasileiro old school, foi a banda com mais tempo de estrada a somar no rolê e que fechou a noite com chave de ouro

Formamos o Questions com o espírito de unir a energia e a intensidade do hardcore ao peso e à agressividade do metal. O nome representa uma postura crítica em relação à vida: questionar, não aceitar as coisas passivamente.

A banda é formada por Pablo Menna na guitarra, Edu Andrade no vocal, Helio Suziki no baixo e Duz Akira na bateria. É basicamente impossível curtir um som desses sem querer abrir uma roda. O último som da noite contou com a maior energia da galera, mais gente dançando, gritando e feliz. Músicas pesadas de verdade que foram escritas com tamanha consciência social sobre o Brasil e a cena de São Paulo. Contam sua verdade nua e crua expressada da melhor forma (com um som do caralho). O que dizer dessa apresentação? Sendo a banda com mais tempo de estrada, eles sabem muito bem o que fazem e são extremamente bons nisso. Que som foi esse!?

Bom povinho, ficam aí minhas impressões como mera expectadora que não manja nada sobre nada dessa cena, mas estou aqui para conhecer. De qualquer forma quero deixar um recado muito importante para vocês:

A Gulabi está arrecadando doações para o Espaço do Saber até o Dia das Crianças. Então vamos dar uma força. É só falar com as minas pela PÁGINA DA BANDA, marcar um lugar para entregar os brinquedos e pronto! Já vai estar ajudando essa juventude, porque se depender do governo nóis tá ferrado, bora!

——————–

Obs: Estamos com um probleminha nos links e no formulário de contato. Os links estão em caixa alta. Caso queira entrar em contato, por favor mande mensagem para as redes sociais. Obrigada.