Concordamos que julho foi um mês minimamente razoável? O capitalismo ainda venceu, mas não fui atropelado. Talvez porque tenha resolvido sair um pouco da concha de misantropo, talvez porque tenha lançado material novo (leia mais abaixo); ou, ainda, porque realmente foi de boa. Não sei. E ainda cheguei até aqui com algum trocado na conta – será que deixei de pagar algum boleto? Também não sei. Enfim.
Como sempre, tenho recados: 1) Bandas e artistas: POR FAVOR, coloquem informações nos seus perfis nas redes sociais. Deixamos de publicar vários lançamentos aqui por não conseguirmos localizar coisas básicas: integrantes, cidade, estilo de som, ficha técnica das gravações, links úteis. É relativamente simples, mas que fazem toda a diferença pra gente de mídia.
E mais uma vez: 2) Pra trocar uma ideia com a gente, escreve pro busridenoteszine@gmail.com; 3) Temos uma campanha contínua no Apoia-se. Tá foda pra todo mundo, eu sei, mas se puder, ajuda nóis a continuar produzindo! E claro 4) Disponibilize seu som em TODAS as plataformas! O público escolhe onde quer ouvir. Mas por aqui, tentamos colocar links do Youtube por ser democrático, acessível e GRATUITO (tem propaganda, eu também sei, mas bora instalar um adblocker aí, colega?).
Ufa. Bora lá.
A Ride for Two – Hey Life
“Hey Life” é o segundo single do duo folk paulistano A Ride for Two. A faixa foi lançada junto de um clipe e estará no primeiro EP da banda, junto do single anterior “Boat”, que será lançado pela El Rocha Records.
Acompanhe A Ride for Two pelo Instagram.
Apnea – Bus Ride
Primeiramente, agradecemos pela homenagem hahaha! “Bus Ride” é o primeiro single de “Sea Sound”, recém anunciado primeiro disco cheio do quarteto santista. Um belo flerte de grunge e stoner, com uma pitada setentista.
Acompanhe Apnea pelo Instagram.
Clarea – Antiquário
Single de estreia da rapaziada de Campinas. Um som delícia (indie? emo? um híbrido? nada disso? me diga você), moderno, arrojado, que facilmente vejo conquistando playlists, rádios e corações. O meu foi conquistado no primeiro play. Quero mais, e AGORA.
Acompanhe Clarea pelo Instagram.
coletânea Elefante Core, vol.3
Elefante Core é uma coletânea de música independente potiguar, e tem como missão registrar bandas clássicas ao lado de novatas, de Natal e do interior do RN. Este terceiro volume conta com 16 bandas de vários subgêneros do rock. No canal do Youtube, você pode ver entrevistas dos organizadores com as bandas participantes. E, pra quem mora em Natal ou região metropolitana, tem o evento de lançamento nos próximos dias 27 e 28 de agosto.
Acompanhe Elefante Core pelo Instagram.
Earlier – Recomeço
Marcando seu retorno (ou recomeço) às atividades, esse single carrega aquela mistura gostosa de indie com um suíngue R&B, marca registrada da banda do interior paulista.
Acompanhe Earlier pelo Instagram.
Filhos da Besta – A Marca da Besta
Tocando o terror no Vale do Paraíba desde 2016, os jovens metalpunk de São José dos Campos, SP soltaram um novo EP, estreando o formato em quarteto. Tá doido viu 🥵
Acompanhe Filhos da Besta pelo Instagram.
Hayya – Baby Blues
O primeiro single de Hayya, indie e dream pop de Santos, SP, tem como tema a maternidade. “Baby Blues” é o termo em inglês utilizado para designar o sentimento de melancolia que toma conta de algumas mulheres poucos dias após o parto. “As mudanças não são somente no corpo, também se refletem na realidade da mulher que agora também assume a identidade de mãe perante a sociedade”. “Baby Blues” fará parte do primeiro disco de Hayya, que será lançado em setembro.
Acompanhe Hayya pelo Instagram.
Movva – Depois da Tempestade
Amizade entre bandas é fogo, você recebe secretamente as demos/prés meses antes, troca ideia, dá pitaco. Nesse caso, por algum motivo eu *não* ouvi, e resolvi esperar sair oficialmente. Não faz muito que saiu a faixa-título, e DO NADA veio o EP. Me pegou de surpresa, confesso. Mas o resultado tá impecável e acho que fiz muito bem de ter esperado. Minha caipirópolis vivíssima e muito bem representada por estes belos rapazes <3
Acompanhe Movva pelo Instagram.
Não Existe Saudade em Inglês – Não Existe Saudade em Inglês
E, finalmente, uma banda de Manaus! Com aquele som meio noventista meio emo que a gente adora, a galera da capital amazonense lançou seu EP de estreia, cujo carro-chefe é o single “Meu sufoco”.
Acompanhe Não Existe Saudade em Inglês pelo Instagram.
Não Não-Eu – Por Que o Tempo Guardou?
Marcando o retorno do duo belorizontino, este novo single “ressalta a beleza dos sonhos, insights e revelações e nos convida a dialogar e aprender com as imagens que surgem em nossa memória“.
Acompanhe Não Não-Eu pelo Instagram.
Peoria – 01 Segundo
Após seu primeiro álbum, “Catarse” (2019), a banda paulistana de hardcore melódico lança novo single. Com influências de Belvedere, Comeback Kid e Propagandhi, esta “é uma música sobre mentes em conflito buscando uma saída diante de seus fantasmas; numa realidade onde se é cada vez mais ordinário o cenário de lutas internas sem salvação aparente”.
Acompanhe Peoria pelo Instagram.
Poucas Ideias – TimeBomb Live Sessions
Live Session com sons novos? Gostamos! A banda de hardcore Poucas Ideias, de Jundiaí (que você já conhece da Discografia Caipirópolis vol. 4), lançou a “TimeBomb Live Sessions” com três músicas novas gravadas ao vivo: “Lobotomia”, “Logo Eu?” e “Veneno”.
Acompanhe Poucas Ideias pelo Instagram.
Remédio Sem Causa – Intenções
“Intenções” é o começo de uma nova fase pra banda de São João del Rei, MG. Além da nova formação, com a entrada do guitarrista Tiago Trotta, a banda cita novas referências musicais brasileiras, além da influência de bandas como Wire, Gang of Four e Fontaines D.C. na composição do novo disco. “O refrão ‘Eu não suporto você’ embala o momento de crise nacional e envia um recado ao reacionarismo brasileiro”. Lançamento da Rapadura Records.
Acompanhe Remédio Sem Causa pelo Instagram.
Samwise – Coragem de Faz de Conta
Também de São José dos Campos (ô terra fértil!), temos o terceiro single da rapaziada mandando aquele pop punk clássico-mas-atual bom demais pra cantar junto!
Acompanhe Samwise pelo Instagram.
S.E.T.I. – Perder é Ganhar
Primeiro material inédito desde o álbum “Supersimetria” (2018), o duo de Campinas (que você já conhece da Discografia Caipirópolis vol. 1) completa 10 anos de trajetória em 2022 e anuncia o novo álbum, “Vivo”. Com o novo disco, a ideia é dar a volta por cima, mostrando que estamos “vivos”. Sobre o primeiro single, “Perder é Ganhar”, a banda diz: “A música fala sobre uma pessoa que pensou demais em ser alguém que não conseguia e que entendeu que muito do que parece uma derrota significa somente autopreservação”.
Acompanhe S.E.T.I. pelo Instagram.
Slowhaze – Ignite
Depois do EP homônimo de estreia, lançado há um ano, a banda de Bauru, SP lança seu novo single – uma delícia gelada pra quem gosta das bandas da levada “grungemo”.
Acompanhe Slowhaze pelo Instagram.
Xavosa – Fogueira
(É jabá falar da própria banda?) Esse é o primeiro single desde nosso EP de estreia, “Luta (s.f.)” [leia uma resenha aqui], de 2019. “Fogueira” registra nossa (nem tão) nova fase, mais madura e um pouquinho mais pesada. E logo vem mais coisa por aí!
Acompanhe Xavosa pelo Instagram.
Baixista da Xavosa. Garimpeiro musical, maluco por playlists e planilhas. Estive à frente do selo/distro/produtora Share This Breath entre 2009-2018. Nas horas vagas, trabalho como designer editorial.